O Boxe rendeu grandes histórias no cinema

95

Para se ter uma ideia e uma sensação: quem não se lembra da cena em que Rocky Balboa, tendo perdido a luta com seu rival Apollo Creed, estava sendo ovacionado como se tivesse ganho no final nesse ringue tão disputado? Disputa de um novato com o campeão.

Um rapaz de classe trabalhadora ítalo-americano da cidade de Filadélfia, fazendo pequenos bicos para sobreviver e buscando o sonho de triunfar no mundo do boxe. O filme Rocky, além de ter sido um sucesso, deu uma sequela de outros filmes muito famosos nos anos 80.

Deixo aqui para conferir 8 filmes, baseados em histórias de boxe para desfrutar no tempo livre para quem gosta do esporte.

Rocky (1976). 

Filme dirigido por John G. Avildsen protagonizado por Sylvester Stallone. Foi o primeiro de uma saga de vários filmes que seguiram a história deste conhecido boxeador e que teve outros filmes protagonizados pelo filho do seu rival e que acaba se tornando um amigo: Apollo Creed.

A inspiração para este filme se baseou na observação de uma famosa luta entre Chuck Wepner e Muhammad Ali e a idéia do roteiro para o filme, Stallone a escreveu  em três dias.

Raging Bull Touro Indomável (1980) 

 

Filme dirigido por Martin Scorsese e protagonizado por Robert De Niro. Este filme foi baseado na vida do pugilista ítalo-americano Jake LaMotta.

Alí (2001)

 

Filme dirigido por Michael Mann e protagonizado por Will Smith. Conta a fascinante história do lutador de boxe Cassius Clay, que depois mudou seu nome para Muhammad Ali.

Hurricane: “O Furacão” (1999) 

 

Dirigido por Norman Jewison e protagonizado por Denzel Washington. O filme narra a vida do pugilista Rubin “Furacão” Carter e se concentra principalmente no período entre os anos entre 1966 e 1985. Descreve sua luta contra uma acusação de triplo assassinato e de como enfrenta quase 20 anos na prisão.

Cinderella Man: “A Luta pela Esperança” (2005)

 

Filme dirigido por Ron Howard e protagonizado por  Russell Crowe. Este filme conta a história de um pugilista, campeão dos pesos-pesados, que em 1928 teve a mão quebrada no ringue. Ele teve que se retirar e suportar as penúrias provocadas pela grande depressão, e a decisão de voltar aos ringues.

 

The Champ: “O resgate de um campeão” (2007)

 

Filme dirigido por Rod Lurie, e protagonizado por Samuel L. Jakson. Um repórter procurando por uma história para publicar se encontra com um sem-teto que afirma ter sido o grande boxeador Bob Satterfield, que havia lutado até a década de 50, e acreditava-se que este boxeador tinha morrido.


The Fighter : “O vencedor” (2010)

 

Filme dirigido por David O. Russell e protagonizado por Mark Wahlberg. O Filme conta a história de um boxeador de classe trabalhadora tentando triunfar no mundo do boxe, seu meio-irmão, que é um viciado em crack e também ex-boxeador, e os problemas familiares em que se vê envolvido.

Million Dollar Baby “Menina de Ouro” (2004)

 

Filme dirigido por Clint Eastwood, e protagonizado por Hilary Swank. Neste filme a história é sobre uma pugilista que tem uma vida difícil e sabe que sua paixão é o boxe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here