Bicampeão Brasileiro de Crossfit vence campeonato no Arnold Classic Brasil

521
Francisco Javier foi campeão no Arnold Aloha Fitness Challenge.

São Paulo, junho de 2015.  Ganhando cada vez mais adeptos nas academias, o Crossfit também foi uma das modalidades que atraíram competidores e fãs no Arnold Classic Brasil deste ano, o maior evento multiesportivo do mundo que aconteceu de 29 a 31 de maio, no Riocentro na Capital Carioca. Com o objetivo de difundir a prática da modalidade e aumentar a integração entre a comunidade Crossfit no Brasil, a competição “Arnold Aloha Fitness Challenge” recebeu mais de 40 inscritos do território nacional e teve como vencedor da categoria Team RX, o atleta patrocinado da Integralmédica, Francisco Javier, o Chiquinho.
O Arnold Aloha Fitness Challenge é uma competição dividida por provas elaboradas pelos organizadores e a pontuação para classificação segue o padrão Crossfit Games, competição anual que envolve atletas do mundo todo. Chiquinho foi a grande estrela do evento e conquistou novamente o primeiro lugar, recebeu com muita honra o troféu de campeão 2015. Tanto dos fãs como de todos os envolvidos, a torcida foi grande para que sua vitória fosse alcançada. “É com grande alegria que acompanhamos mais uma conquista do nosso atleta e estamos sempre prontos a apoiar o esporte no Brasil”, revela Filipe Bragança, CEO da Integralmédica.
Para Chiquinho, que recebeu o carinho do público, o esporte tem um significado especial. “O Crossfit me fez descobrir um universo competitivo onde você tem que se superar a cada prova, muitas vezes parece que competimos contra outras pessoas, mas na verdade só dependemos de nós mesmos para conseguir resultados”, revela o atleta.
Confira a entrevista de Francisco Javier, o Chiquinho, atleta patrocinado da Integralmédica.
Nome: Francisco Javier
Idade: 28 anos
Cidade/Estado: Jundiaí (SP)
Peso: 74 kg
Altura: 1,73
Formação: Educação Física
Títulos conquistados: Tricampeão do Torneio Crossfit Brasil (2012,2013 e 2014), Campeão Summer Games Goiânia (2014); Campeão Arnold Classic Brasil (2014); 7º lugar no Regional Latin America Chile (2014).
1.Qual foi o prêmio que recebeu no Arnold Classic? É a primeira vez que competiu neste evento?
Além de troféu e um prêmio em dinheiro, ganhei todo o carinho do público, que a cada prova me incentiva a me doar mais e mais.
2. Como foi sua preparação?
Venho me preparando forte para a competição de maior tradição no Brasil, o “Torneio Crossfit Brasil”, essa competição foi um torneio preparatório. No geral sempre tenho que estar realmente preparado para qualquer desafio que pudesse aparecer.
3. Conte-nos sobre sua suplementação, ela muda quando está em fase de competição?
Em fase competitiva existe um maior desgaste e a ingestão de suplementos para ajudar no início da prova e na recuperação é fundamental, no pré-treino eu utilizo o Testofull combinado com o Megapack Nitro Shock.
4. Qual a razão de ter escolhido o Crossfit?
O Crossfit me fez descobrir um universo competitivo onde você tem que se superar a cada prova. Muitas vezes parece que competimos contra outras pessoas, mas na verdade só dependemos de nós mesmos para conseguir resultados. Uma motivação diária para superar desafios, isso foi o que me fez querer ficar no Crossfit.
5. Como encara os desafios no esporte?
Em uma competição nunca sabemos o que vamos encarar. Desta maneira o preparo é variado e constante, temos que estar preparados para tudo.
6. Quais os seus planos para o futuro?
Tenho um objetivo para daqui a três anos, que é chegar ao “Crossfit Games”. Para chegar a esse nível o período será longo, mas tenho plena consciência dos requisitos que vou precisar atingir, ano a ano, para alcançar esse objetivo.
7. Vai participar de outras competições este ano?
Sim estou na seletiva para o torneio Crossfit Brasil. Passando por ela meu objetivo é a conquista do tetra campeonato do Torneio Crossfit Brasil. Fui convidado como presença VIP, em uma competição que acontece no Equador, em setembro deste ano.
8. Como começou no esporte? E que acha da modalidade do esporte no Brasil?
Iniciei aos sete anos de idade praticando judô. Ao longo dos anos passei pela capoeira, corrida, ciclismo e musculação. Iniciei no Crossfit há três anos e meio, onde acompanhei todo o crescimento da modalidade no Brasil. Hoje temos grandes atletas de elite e espaços que fazem um excelente trabalho.
9. Para quem deseja iniciar no esporte qual a sua dica?
Que busquem um box de Crossfit, um professor experiente com vivência na modalidade e que tenham paciência para obterem resultados, pois muitas vezes os iniciantes querem evoluir rápido e acabam “exagerando na dose”. Com um professor dedicado o Crossfit é indicado a todos.
10. Quantos prêmios conquistou este ano?
Já participei de duas competições este ano, o “Shark Weekend” em São Carlos (SP) e “Arnold Aloha Fitness Challenge” no Arnold Classic Brasil (RJ). Fui campeão em ambas.
11. Deixe uma mensagem para seus fãs e admiradores do esporte
Agradeço todo o carinho recebido em competições e nas redes sociais, isso realmente me ajuda muito!!!! Muito obrigado.
12. Qual o segredo para ser considerado o número 1 do Cross Fit no Brasil?
Foco, Dedicação e Paciência.
Foco – tenha claro os seus objetivos seja na vida ou no Crossfit.
Dedicação – dedique-se diariamente a seus objetivos, na preparação, no descanso e nos treinos.
Paciência – não queira resultados rápidos, aproveite o caminho ate chegar ao objetivo. Muitas vezes as pessoas querem valorizar apenas um momento de pódio que dura no máximo 5 segundos. O mais importante é realmente aproveitar todo o processo é preparação.


Veja a galeria de fotos da competição.
Crédito das fotos: Sérgio de Souza

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here