Jiu-jítsu ‘made in Amazonas’: mestre Pina realiza seminário nos Estados Unidos

11

JJ - Treino no Clube Pina - mestre Faustino Pina ao centro -  foto 4 - by Emanuel Mendes Siqueira

Foto: Divulgação

Com quase 30 anos dedicados ao esporte, o mestre Faustino Pina, 50, se prepara para ensinar os segredos do jiu-jítsu do Amazonas nos Estados Unidos. O líder do conceituado Clube Pina, do bairro do Japiim, Zona Centro-Sul de Manaus, viaja no dia 3 de agosto e volta no dia 24, ensinando nesse período o melhor da arte suave amazonense em três cidades do Estado do Texas: Dallas, San Antonio e McAllen.

Viajar o mundo para mostrar as técnicas da nossa luta com quimono não é novidade para o mestre Pina. Nos últimos anos, o professor de atletas de peso do MMA, como Carlos Diego Ferreira (UFC) e Bibiano Fernandes (One FC), esteve na Europa realizando seminários na Alemanha, França, Suíça e outros países.

“Temos muito a ensinar aos gringos, pois o nosso jiu-jítsu é muito diferente do praticado por eles. O jiu-jítsu brasileiro é mais competitivo, agressivo, principalmente aqui no Amazonas onde o nosso biotipo é voltado para as lutas”, explica Pina.

Dividido em três fases (finalização, passagem de guarda e raspagem), o seminário nos Estados vai acontecer em academias de atletas que começaram a carreira em Manaus. Em Dallas, o anfitrião é Alex Martins; em San Antonio quem fará as honras da casa são Rodrigo Pinheiro e Daniel Pinheiro (Team Shark); enquanto em McAllen é Carlos Diego Ferreira o responsável por dar as boas-vindas ao mestre Pina.

“Assim como o Bibiano Fernandes (atual campeão dos galos do One FC, na Ásia), o Alex, o Rodrigo, o Daniel e o Carlos Diego são lutadores que passaram pelo Clube Pina e hoje são responsáveis por abrir as portas para o nosso trabalho nos Estados Unidos. Será uma grande experiência”, conclui o professor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here