Vem Na Mão | Uma porrada de notícias sobre o mundo MMA

Voltar ao topo

Notícias

Atletas consagrados e promessas brilham no Campeonato Amazonense de Judô 2016

judo-thalia-naihara-campea-do-sub-18-e-sub-21-foto-1-by-emanuel-mendes-siqueira

Foto: Emanuel Mendes Siqueira

Lutadores conhecidos nacional e internacionalmente, além de jovens de muito futuro no esporte brilharam no Campeonato Amazonense de Judô 2016. O evento organizado pela Federação de Judô do Amazonas (Fejama) reuniu 400 atletas neste sábado, 3 de dezembro, na quadra 2 da Vila Olímpica de Manaus.

Aos 19 anos, a judoca Mayara Gonçalves (La Salle) foi um dos destaques da competição feminina ao vencer a categoria – 57kg das classes Sub-21 e Sênior. Ela, que disputa o Estadual desde os nove anos, atualmente integra a equipe de alto rendimento da Associação Barbosa de Lutas Esportivas (ABLE).

Mayara já representou o Amazonas nas principais competições escolares do País e ultimamente vem se destacando nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), torneio em que faturou medalhas de bronze nas temporadas de 2015 e 2016.

“Esse resultado no Amazonense fecha uma temporada muito boa. Disputei o Brasileiro Sub-21 e o Sênior, e também fui medalha de bronze nos JUB’s pelo segundo ano consecutivo. Agora é pensar no próximo ano, pois teremos novidades no calendário, como a inclusão do Amazonas e de Roraima no Brasileiro Regional (em abril, em Belém)”, comentou Mayara, que cursa o terceiro período de Direito na Fametro.

Menina de futuro

O campeonato também apresentou atletas de muito futuro no tatame. Com apenas 15 anos, a judoca Thalia Naihara Monteiro (La Salle) conquistou as medalhas de ouro nas classes Sub-18 e Sub-21, competindo pela categoria – 48 kg. Ela vem despontando no esporte e, no último mês, representou o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, etapa 15 a 17 anos, em João Pessoa (PB).

Thalia Naihara começou a praticar o judô aos cinco anos, época em que o projeto “Mais Educação”, do Governo Federal, tinha um núcleo na Escola Municipal Dr. João Queiroz (Cidade Nova). Desde 2013, a menina também treina jiu-jítsu no Projeto Nandinho (Osvaldo Frota) e está evoluindo bastante na luta de solo.

“Consegui impor meu jogo em todas as quatro lutas que fiz e fiquei muito feliz pelo resultado. Agradeço ao sensei Ronald Cardoso a família La Salle que sempre vem me ajudando nos treinos”, disse a campeã, que cursa o primeiro ano do Ensino Médio no La Salle.

Ritinha, Quarenta, Thayna…

O Amazonense de Judô também contou a participação de verdadeiras estrelas e astros da modalidade. A “fera” Rita de Cássia Reis, medalha de bronze no Mundial Sub-21 deste ano na categoria superligeiro (- 44 kg), foi à luta no campeonato, assim como as lendas vivas Adriano “Quarenta” Rodrigues (Acopajam) e Thayna de Ceselles (Fort Judô Clube), ambos medalhistas em Campeonatos Brasileiros.



Artigos Relacionados